segunda-feira, 22 de outubro de 2012

QUANTOS DEUSES EXISTEM AFINAL?

Por: Alexandre Garcia
A Bíblia é uma só, mas os homens... Ah os homens. São mais de sete bilhões de pessoas. Cada um com o seu pensar, cada um com uma ideia, nova ou velha, a defender. Com cerca de 2,2 bilhões de adeptos, dividida em três ramos principais entre católicos, protestantes e 
ortodoxos, o cristianismo é a maior religião do mundo.

A parte cristã da população mundial representa cerca de 33% da humanidade nos últimos cem anos, o que significa que uma em cada três pessoas no mundo são cristãs, sendo seguido de perto pelo Islã, religião também monoteísta. De acordo com o IBMR, (International Bulletin of Missionary Research)  cerca de 170 mil pessoas se convertem por dia ao cristianismo. Este grande número de mais de dois bilhões de pessoas, infelizmente, está dividido em mais de trinta e cinco mil grupos chamados cristãos, cada um, interpretando a Palavra a sua própria maneira. Justamente por isto, temos hoje tantas dúvidas quanto às doutrinas cristãs. Veremos logo abaixo, pelas Escrituras, quantos deuses existem. 




A versão bíblica adotada para a quase totalidade dos textos hebraicos é a Bíblia de Jerusalém (BJ) da Paulus Editora. A versão para os textos gregos são da Almeida Corrigida e Fiel (ACF). Outras versões serão indicadas. Os grifos são nossos.


nome divino sempre que aparece na língua original como YHWH, é aqui representado por YAHWEH, em detrimento das palavras SENHOR, ETERNO ou JEOVÁ.


.עברית מודרנית :עברית - Isaías 45:5 .אני יהוה ואין עוד זולתי אין אלהים 

'aniy yhwh ve'êyn `odh zulâthiy 'êyn 'elohiym. Isa.45:5-transliterado.
Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus. Isaías 45:5 - Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora.

I- O PAI (ΠΑΤΕΡΑΣ - PATERAS) é DEUS! 

“A divindade do PAI, raramente é discutida, se é que isto acontece. Os que questionam a Trindade geralmente desafiam (é) a divindade de CRISTO” - (Lição da Escola Sabatina, Jan-Fev-Mar 2012).

·          (João 6:27 –.  Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou).
·         (I Ped. 1:2 - Eleitos segundo a presciência de DEUS PAI...).

·         Creio não ser mais que necessário do que estes dois versos bíblicos para crermos na deidade do PAI, já que esta é raramente discutida. 
Quanto à deidade do FILHO e do ESPIRITO SANTO, esta, mesmo com uma avalanche de textos que a comprovem, há quem a conteste. O primeiro ser de que tenho lembranças de tentar tornar o DEUS YESHUA, O FILHO, apenas um ser criado, foi Satanás tentando fazer com que o Grande YESHUA (JESUS) lhe obedecesse e também que o adorasse. Sabe qual foi a resposta de JESUS a esta investida do diabo? “_ Não tentarás o SENHOR Teu DEUS; vai-te Satanás, porque está escrito: ao SENHOR Teu DEUS adorarás, e só a Ele servirás”. Percebe que ao Satanás tentar a JESUS para que JESUS lhe adorasse Esse usa das Escrituras? JESUS está dizendo a Satanás: “Vai embora Satanás, porque não se deve tentar a DEUS e você está Me tentando”.
II- JESUS (תשווע - YESHUA), o FILHO, é DEUS!
Antes de vermos os textos em que a Bíblia fala clara e diretamente que JESUS é DEUS, veremos os textos que nos falam o mesmo, porém de forma indireta. Como disse JESUS, “um pouco aqui, um pouco ali...”. Temos, porém que tomar todo o cuidado para não pegarmos textos completamente fora do contexto, da idéia, da realidade do assunto. Um bom exemplo de como não devemos proceder são os referidos textos de Mateus, Lucas e João:
Alguém abre sua Bíblia e lê: Judas, depois de arremessar as moedas de prata no santuárioretirou-se e foi se enforcar –(Mt. 27:5 - ARA). Então esse alguém abre a sua Bíblia novamente e lê: Lucas 3:11 - ARA  “Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comidafaça o mesmo”. Por último, ele lê João 13:27 - ARA  “E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer faze-o depressa”.  
Percebe? “Judas retirou-se e foi se enforcar; faça o mesmo; o que pretendes fazer faze-o depressa”. Isto não é e nem nunca foi interpretação das Escrituras, mas sim distorção. Agindo desta forma, ao invés não de ensinarmos o que a Bíblia ensina, ensinamos aquilo que nós queremos que as pessoas aprendam. Este é apenas um dentre tantos exemplos.  Alguém poderia suicidar-se ao interpretar as Escrituras desta maneira. Devemos usar os textos com sabedoria, de forma que se encaixem em um contexto lógico e progressivo, como por exemplo:

Romanos 5:12 – Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Romanos 6: 23 -  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Aprendemos então em um estudo dentro do contexto que “todos somos pecadores; que o resultado final do pecado é a morte; mas que alcançamos a vida eterna em JESUS”.
Esse é o método indireto de estudo, pois necessitamos de mais de um texto para concluirmos o assunto em lide.





PELAS CARTAS DE PAULO, JESUS É DEUS:
Usadas aqui as versões bíblicas:                                                                                                                                                                                          “Almeida Revista e Atualizada (ARA) [SBB]” e “Tradução do Novo Mundo (TNM) – 1967 [Watch Tower].

 Comecemos com ROMANOS 1:18-21: 
            [ARA] - A ira de Deus (A) se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. (vs 20)-Porque os atributos invisíveis de Deus,(B) assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade,(C) claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas(D)Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”-[ARA].




       [TNM] - “Pois o furor de Deus (A) está sendo revelado desde o céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que suprime a verdade de modo injusto, porque aquilo que se pode saber sobre Deus, é manifesto entre eles, porque Deus lho manifestou. (vs 20)-Pois as suas [qualidades] invisíveis (B) são claramente vistas desde a criação do mundo (D) em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade (C), de modo que eles são incensuráveis; porque, embora conhecessem a Deus,não o glorificaram como Deus, nem lhe  agradeceram, mas tornaram-se inanes nos seus raciocínios e o seu coração ininteligente ficou obscurecido”.
     
 Creio que aqui praticamente todos concordam que o apóstolo Paulo registra como O CRIADOR            rrevelado na criação (vs -20), ao qual as Escrituras registram “seu eterno poder como a sua divindade” - (ARA)  e “seu sempiterno poder e Divindade - (TNM) como sendo YAVÉ, ou JEOVÁ como queiram, naTNM. “Isto significa a natureza eterna de YAHWEH (Divindade) como sendo O CRIADOR (“as suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo...”  ”.





“Divindade” do CRIADOR é o que identifica YAHWEH como sendo o DEUS TODO-PODEROSO. Esta é a primeira premissa de nosso argumento.

A palavra portuguesa “divindade significa: (di.vin.da.de - s. f. 1. Qualidade de divino. 2. Natureza divina. 3. DEUS - Michaelis) - em inglês pode ser traduzida como “DIVINITY”, “GODHEAD”... (Michaelis); em grego “yeiothv - [theotes]- (Strong nº 2305)  só acontece duas vezes no Novo Testamento: aqui em Rom. 1:20 (onde o apóstolo Paulo está se referindo a DEUS PAI) e em Cl. 2:9. Neste contexto você verá que os vs. 8-9 (ARA) não estão mais falando do PAI, mas falam sim de “CRISTO; porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da “divindade em inglês GODHEAD” – (Michelis); em grego yeothtov – (Strong n° 2320). Perceba que nas traduções da língua portuguesa temos apenas uma palavra para expressar divindade, enquanto que em grego, temos duas: (yeiothov e yeothtov). Uma para divindade que deriva do substantivo e outra que deriva do adjetivo. As duas porém, expressam a mesma coisa: A NATUREZA DIVINA DO SER EM QUESTÃO. Veja agora no texto grego usado como base para a tradução da TNM, o texto de Westcott & Hort, a tradução literal para o português, a transliteração, na Almeida, na versão Autorizada inglesa, e finalmente na TNM: 

COLOSSENSES 2:9

 “ὅτι    ἐν      αὐτῷ    κατοικεῖ       πᾶν       τὸ       πλήρωμα     τῆς    θεότητος     σωματικῶς" – (Westcott Hort -1881).
"que  em   ele      residente   todos   ele    plenitude   de    divindade    fisicamente" - (Tradução Literal).
"oti    en    autw   katoikei     pan      to     plhrwma     thv   yeothtov      swmatikwv"-(Transliterado).

“porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” – (ARA – SBB – 1997).

"For in him dwelleth all the fulness of the "Godhead" bodily" - (king James Version).

“porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina- (TNM -Watch Tower 1967).


A palavra em grego de Col.2:9 relativa à CRISTO, (yeothtov)  traduzida como “qualidade divina” na TNM (traduzida “da versão inglesa mediante consulta constante ao antigo texto... grego” - Westcott Hort) é a mesma palavra que aparece em Rm. 1:20 (WH), que significa e foi traduzida na TNM como DI – VIN – DA - DE (yeiothv)<2305> Strong), em relação ao DEUS PAI. A ortografia grega é ligeiramente diferente porque a forma da palavra divindade de Cl. 2:9 deriva do substantivo e a forma em Rm. 1:20 deriva do adjetivo, (se tiver dúvidas, consultar um professor de Português) mas até mesmo um leigo em grego pode ver que é da mesma raiz (Theos) e que quer dizer: “ter a natureza de DEUS” - Michaelis.
Fica a pergunta: por que a TNM traduz yeothtov /Theios (godhead) como “Divindade” em Rom. 1:20 e como “qualidade divina” em Col.2:9? Para se traduzir como “qualidade divina”, teríamos que ter no grego da Westcott Hort, em Colossenses 2:9 as palavras gregas "ποιότητα“ que transliterada é "poisthtav(qualidade) e "θεϊκός" yeiav (divina).  Inclusive a palavra poisthtav (qualidade) nem se quer se encontra no Novo Testamento original em grego da Westcott Hort.  Verter “divindade” (ter NATUREZA de DEUS) como “qualidade divina” (ter as características de DEUS, o modo de ser de DEUS), é no mínimo modificar a essência do texto original. Para não dizer, rebaixar propositadamente a NATUREZA de CRISTO, como pretendeu Satanás quando tentou fazer com que Ele lhe obedecesse e também que o adorasse.
Podem os tradutores desta versão afirmar que é uma simples questão de  tradução.  Que são palavras sinônimas, e que ficou decidido traduzir divindade (θεότητος - yeothtov) por "qualidade divina". 
Conforme o Dr. Donald A. Waite em seu livro "The Four-fold Superiority of KJV", tradução é:
  • "A palavra tradução (translatus no latim = carregar através) tem o significado de translação ou transporte. Significa transportar um objeto de um lugar (escrita por exemplo) para outro sem alterar suas características quer mudando, subtraindo ou adicionando. As versões modernas e pervertidas, todavia, usam num grau maior ou menor, a técnica da equivalência dinâmica. Tal técnica é incompatível com o verdadeiro e honesto tradutor, manipula a palavra ou texto segundo seu bel prazer. Aliás a expressão equivalência dinâmica já é uma contradição de termos porque equivalência significa igual, imutável. Dinâmica significa em movimento e mutante, progressiva. É uma expressão ilógica e incompatível, própria para enganar os incautos e ingênuos. Ou a tradução é equivalente, ou é dinâmica".  
Usando a técnica de tradução por equivalência dinâmica poderíamos simplesmente optarmos em uma tradução que tira a natureza de um ser e trocarmos essa natureza  por características do mesmo ser. Por exemplo, eu poderia traduzir que "o homem se queimou  com fogo" por "o homem se queimou com gelo". E quem quiser engolir que engula. Diferentemente é a tradução por equivalência verbal e formal, significando fidelidade ao texto original.
Poderíamos sim trocar “toda a plenitude da divindade” por  “toda a natureza divina” – “toda a perfeição da divindade” – “todo o poder da divindade” – “todo o domínio da divindade” –  “toda a força da divindade” – “toda a energia da divindade”, enfim.  Mas nunca por “nele habita a plenitude da qualidade divina”. O que não podemos fazer é colocarmos palavras que não explicitam o que o texto original de WC / TR realmente estão nos passando. Desta forma eu poderia me sentir a vontade para traduzir gelo em fogo e deixar por isso mesmo. E quem quiser engolir que engula.
 O termo da TNM “qualidade divina”  pode parecer meio vago, mas já concordamos (acima) que o referido termo grego para “qualidade divina”, e que lá em Romanos na TNM é traduzido como “divindade” é o que identifica YAHWEH como sendo O DEUS CRIADOR TODO-PODEROSO. Portanto a qualidade divina” de Col. 2:9 da TNM é a mesma “divindade” de Rom. 1:20 (TNM). Na versão grega Westcott Hort temos respectivamente yeiothv e yeothtov como divindade – (WH) que é o que faz DEUS ser DEUS. Não temos (poisthtavque é a palavra em grego para qualidade em nenhum versículo da tradução grega Westcott Hort.
Analisemos estes versos sem preconceito algum. Sei que não é muito fácil chegar a uma conclusão, pois há a tradução do grego para o português, e isso complica um pouco ao nos depararmos pela primeira vez com o grego. Porém, se a palavra significa divindade em uma passagem paulina, lógico que terá o mesmo significado em outra passagem que tiver esta mesma palavra. Então, Colossenses mostra que em JESUS, habita toda a yeothtov (divindade), ou seja, aquilo que faz DEUS ser DEUS. DEUS só é DEUS porque é divino. Portanto, Paulo nos mostra que JESUS é DEUS. 
A expressão usada na TNM, "qualidade divina”, seria na realidade em original grego: "όλη η πληρότητα της "θείας ποιότητας" - (qualidade divina). Toda a plenitude da qualidade divina.
Paulo, um experiente rabino, treinado no hebraico original do Velho Testamento aos pés do  líder Gamaliel, não pode simplesmente ter cometido um deslize, pois minaria a autoridade da Bíblia. Estamos nós prontos para irmos adiante nas cartas de Paulo, mas antes...

Comecemos primeiramente com o profeta Isaías:
Isaías capítulos 40 ao 48 contêm a maior expressão de monoteísmo do Velho Testamento. Leiamos os versos seguintes, onde veremos que Isaías realmente acreditava que YAHWEH, como o CRIADOR eterno do mundo, aqui diz ser o único DEUS existente.
Em 40:25, ninguém é “igual a DEUS”.
Em 41:21-24, só YAHWEH como CRIADOR, pode predizer o futuro.
Em 42:8, YAHWEH não divide Sua glória com ninguém mais.
Em 42:17, é vergonhoso adorar outro deus além de YAHWEH.
Em 43:1, YAHWEH é o CRIADOR; 3, o SALVADOR; 10, quem Israel testemunha ser o Único DEUS e SALVADOR.
Em 43:13, ninguém pode inverter uma decisão de YAHWEH; 25, Ele nos salva para Sua própria causa (glória), e não por nossas causas.
Em 44:6, não há nenhum deus além de YAHWEH; 8, e Ele não reconhece nenhum outro DEUS além dEle.
Em 44:24, YAHWEH criou os céus e a terra sozinho; 28, até mesmo o mau rei Ciro fará o que deseja.
Ao lado de YAHWEH não há nenhum deus em 45:5,; 6, “fora de Mim, não há Deus”,;
Em 45:14-15, nenhum outro SALVADOR; ‘fora de Mim, não há Deus”.
É difícil de contradizer esses versículos, pois eles são muito claros na Bíblia. Isaías é um exemplo claro da atitude de DEUS para as pessoas que querem ter mais de um “deus”.
YAHWEH não é só o maior DEUS, mas o Único“antes de Mim deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá...EU SOU o Primeiro e EU SOU o Último, e além de Mim não há Deus” (43:10, 44:6). Os “deuses” pagãos são meros ídolos, invenções da imaginação. É pecado imaginar outro deus além de YAHWEH DEUS.
A idéia de um só DEUS é chamada “monoteísmo”, enquanto uma pessoa que acredita em mais de um deus é um “politeísta”. Só pode haver um ser eterno, um absoluto, um Primeiro e um Último, e a Bíblia mostra que só é, ou seja, YHWH, YAHWEH, mais conhecido em português como Jeová.
Não há como contradizer este ponto, pois mudar este ponto muda todo o sentido. Uma pessoa que diz adorar Jeová e que diz que JESUS também é “um deus”, criado ou gerado, é um politeísta disfarçado de adorador de Jeová. Um DEUS não quer dizer dois deuses; mesmo se o segundo for menor, ou criado e finito. UM DEUS é UM DEUS.
Seria JESUS “um verdadeiro DEUS” ou “um falso deus”? Se Ele é um falso deus, por que perdermos tempo com um “falso deus”? E se Ele é um verdadeiro DEUS, a TNM não é monoteístas, pois apresenta JESUS como um deus, e entra no juízo do profeta Isaías nas passagens acima. 
O próximo passo neste argumento é olhar os últimos versículos de Isaías 45. Nos versículos 22-23 nós lemos que YAHWEH jura: “Por Mim mesmo tenho jurado...que diante de Mim se dobrará todo joelho, e por Mim jurará toda língua. YAHWEH jura por Ele que não há nada além dEle e sobre Ele. Isto é o que significa ser “absoluto” ou “último”.
Vamos agora para Fl. 2:9-11.
Vejamos agora a citação de Paulo, de (Is. 45) em (Fl. 2:10-11), que “para que ao nome de JESUS se dobre (kampto) todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que JESUS CRISTO é SENHOR, para glória de DEUS PAI”. Bem, parece que aqui  temos outro erro de Paulo. Este experiente rabino, treinado no hebraico original do Velho Testamento, mudou o locutor na citação de Mim (YAHWEH) para JESUS. Seu uso desta passagem monoteísta de YAHWEH mostra que Paulo, ou estava esquecendo tudo o que havia aprendido com os mais experientes rabinos, ou acreditava que JESUS era YAHWEH, o único YAHWEH. 
Como alguém que conhecia tanto o hebraico poderia errar assim? Não, ele não errou, ele sabia o que estava escrevendo. “Todo o joelho se curvando e toda a língua confessando” em nome de quem? De YAHWEH ou de JESUS? Acho que Paulo deve ter se distraído. Usou o nome de YAHWEH do A.T. para se referir a JESUS do N.T. Mas se não houve erros nos escritos de Paulo, e se JESUS não é DEUS, então não seria idolatria para “todo joelho” se curvar “ao nome de JESUS”?

 ENTENDENDO A TRINDADE:
O que é a Trindade?
Quem tenta provar que JESUS não é YAHWEH usa da clássica idéia agnóstica da doutrina que diz que a Trindade é “matematicamente absurda” porque 1 + 1 + 1 = 3, não 1! Tudo bem, mas 1x1x1= 1! Eles não sabem que quando dizemos que “DEUS é um” e “DEUS é três” o um e os três se referem a referentes diferentes; DEUS é um: uma substância, e DEUS é três: três pessoas. Pode se dizer a eles que a Trindade não é uma “coisa” mas um grupo de seis doutrinas vistas na Bíblia.
O vocábulo Trindade foi usado pela primeira vez por Teófilo de Antioquia, em 189 d.C.  e a Trindade é assim definida:

  • "Cremos em UM SÓ DEUS, eternamente, subsistente em três pessoas, O PAI, O FILHO e O ESPÍRITO SANTO. O PAI é DEUS, O FILHO é DEUS e O ESPÍRITO SANTO É DEUS e no entanto não são três deuses, mas DEUS é Um só".


As seis doutrinas, separadas, são como segue;
1. “O PAI é YAHWEH”;
2. “O FILHO é YAHWEH”;
3. “O ESPÍRITO SANTO é YAHWEH”;
Junto, estas três proposições simples descrevem a Unidade da substância de DEUS. Então há mais três;
4. “O PAI não é o FILHO”;
5. “O FILHO não é o ESPÍRITO”;
6. “O PAI não é o ESPÍRITO”.
Juntas, estas três proposições descrevem a distinção entre as eternas Pessoas da Divindade de YAHWEH. Juntas, estas seis proposições esboçam as características essenciais da doutrina da Trindade.
Mas note que os não trinitarianos concordam com quatro das seis proposições. Isto já lhes faz quase trinitarianos!! Só bastaria que eles concordassem com as declarações 2 e 3 para se tornarem trinitários. Porém, veremos logo mais que YAHWEH é também o FILHO, e O ESPÍRITO. Isso pode ser facilmente demonstrado através de II Co. 3:16-18, onde até mesmo a TNM diz corretamente, “Jeová é o ESPÍRITO” e então fala de “Jeová o ESPÍRITO”. A personalidade do ESPÍRITO SANTO também será vista mais adiante.

 O Logos de João; o VERBO era DEUS:
Um olhar rápido em João 1:1 na TNM e logo vemos que ela traduz a frase “e o Verbo era Deus” em Jo. 1:1, como “a palavra era (um) deus”.
Novamente pergunto: Seria JESUS, O VERBO, “um verdadeiro DEUS” ou “um falso deus”? Se Ele é um falso deus, [ou seja, não tem vida em si mesmo, antes, foi gerado)  por que perdemos tempo com um “falso deus”? E se Ele é um  DEUS verdadeiro, a TNM não é monoteístas, pois afirma que Ele é (um deus, ou seja, um outro deus) e entra no juízo do profeta Isaías.
Como exatamente, devemos honrar o FILHO de DEUS em nossa adoração pessoal? Devemos lhe dar uma adoração mais baixa que a do PAI? Ou JESUS não deve ser adorado? Ou deve ser adorado igual ao Pai? João já respondeu esta pergunta por nós no capítulo cinco de seu livro: (João 5:23 - ...para que todos honrem o FILHO, ‘assim como’ honram o PAI. Quem não honra o FILHO, não honra o PAI que O enviou).  E como é que nós honramos o PAI?  É simples: Veja o que nos diz JESUS: “Então ordenou-lhe JESUS: ..está escrito: Ao SENHOR teu DEUS adorarás, e só a Ele servirás”. (Mt.4:10).
Ao SENHOR teu DEUS adorarás, e só a Ele servirás!
Honrem o FILHO, ‘assim como’ honram o PAI.                                                                                                                 Quem não honra o FILHO, não honra o PAI.
Então o diabo O deixou; e, eis que chegaram os anjos, e O serviram – ( Mt. 4:11 ).
Mas ao trazer novamente o seu Primogênito a terra habitada, êle diz: “E todos os anjos de Deus o adorem” – (Hb. 11:6 / TNM - Edição de 1967).

Adorá-Lo e serví-Lo! Honra igual a do PAI. Ou a Pessoa de JESUS é DEUS, um com a Pessoa do PAI, e fazemos bem em adorá-Lo, ou somos TODOS politeístas, adoradores de quem não é verdadeiramente DEUS. Inclusive a própria Bíblia.
Quanto a João 1:1 alguns dizem que quando o substantivo grego yeov  está “sem o artigo definido” (ho o), deveria ser lido com a presença do artigo indefinido “um", então a frase ficaria assim: “e a Palavra era um deus”. Além de este novo formato de texto parecer contradizer Isaías (que diz não haver nenhum outro deus além de YAHWEH), será que é verdade que a falta do artigo definido significa necessariamente a presença do artigo indefinido “um”?

ΕΝ      ΑΡΧΗ         ἦν               λόγος,   καὶ       λόγος     ἦν              πρὸς   τὸν     θεόν,      καὶ      θεὸς          ἦν            λόγος.
Vejamos o texto original em grego de(Jo.1:1) –Westcott Horte a tradução literal embaixo, para pesquisa:

en    arch         hn    o       logov    kai   o  logov     hn          prov   ton    yeon     kai    yeov       hn      o   logov

no    princípio   era   o       Verbo   e     o  Verbo    estava    com   O       DEUS   e      DEUS    era      o   Verbo         

A falta do artigo definido (ho, o) não traz o artigo indefinido (um), porque não há nenhum “artigo indefinido” em grego. Quando os gregos queriam expressar um exemplo indefinido de algo eles usavam “uma (coisa)” ou “algumas (coisas).” Estas formas não aparecem neste versículo e por isso não é correto escrever “um deus”.  No texto em grego, temos:
“... estava com O DEUS e DEUS era...”.  Veja: “.. hn prov ton  kai  yeov  hn ...” Antes da primeira palavra DEUS (θεόν) temos o artigo definido ("o" - τὸν) e antes da segunda palavra DEUS (θεὸς), temos a conjunção aditiva que é a letra (e), em grego (kaì). Não temos nenhum artigo indefinido (um). 
A razão para o uso do artigo definido deste modo em João 1:1 é que em grego às vezes se usa um artigo definido antes dos nomes para indicar ênfase, já que eles não tinham o recurso do negrito, nem do itálico, e nem do texto realçado em cor.. Não tem nada a ver com a presença ou ausência de “um” que só acontece no português.
Você acabou de ver no texto grego de Westcott & Hort, onde a TNM se baseia que não existe a presença do artigo definido "um".
A única razão para se traduzir Jo.1.1: “e o Verbo era DEUS” por “e a palavra era (um) deus” é destruir o testemunho de João sobre a Divindade do Verbo.
Até mesmo os dois maiores defensores do texto grego critico, os professores de Cambridge, 'Brooke Foss Westcott e Fenton John Anthony Hort não inseriram essa heresia em seu texto critico.
Talvez os não trinitarianos queiram dar em resposta a João 1:1,versículos como “o Pai é maior que Eu”. Porém este versículo só mostra que há uma distinção entre o Interlocutor, JESUS, e o Pai, ou que CRISTO como homem obedeceu ao Pai na encarnação, pois na encarnação Ele foi menor até mesmo que aos anjos-(Hb.2:9). Estes versos não mostram em hipótese alguma que JESUS não tinha uma natureza divina. Não podemos usar mal os versículos. Já vimos como alguém pode suicidar-se se distorcermos os fatos.
Jo. 1:1-3 fala mais sobre o Logos. Se os cristãos têm razão, porque “a Palavra já estava no princípio com DEUS”, Ele precede o tempo. Isto é importante, porque significa que Ele é eterno. E isto é exatamente o que estes versículos ensinam. Que o Verbo, já estava lá, antes de o princípio ser criado, e o princípio, vem antes de tudo. Não poderia JESUS ser criado antes de tudo, pois, aí, Ele próprio seria o princípio de tudo.
O Verbo não veio a ser, pois o v. 2 diz que Ele já “estava” no princípio com DEUS. De fato, o v. 3 continua dizendo que nada “se tornou” sem que O Verbo fizesse. Quer dizer, O Verbo, a Palavra, precedeu todas as coisas que “se tornaram”. A Criação só “começou a existir” porque DEUS e o Logos já eram eternos no princípio.
Esta diferença entre as coisas temporais e Um ser eterno é vista em outros lugares no evangelho. No cap. 8, JESUS se defende contra os fariseus. Nos vs. 13-18 Ele afirma ser Aquele que disse no Antigo Testamento; “EU SOU O QUE SOU” (Ex. 3:13-14). Seus inimigos perceberam a ligação, pois conheciam muito bem sua própria língua materna, o hebraico, (um leitor que se atém unicamente a versão TNM, não conseguirá perceber a ligação que JESUS estava tentando mostrar) e perguntaram quem era seu PAI (vs. 18-20). JESUS fala nos vs. 44-47 que: “vocês são de seu pai, o caluniador” e a resposta deles foi que ele estava endemoniado. Finalmente, JESUS diz no vs. 56 que Ele foi visto por Abraão. Zombando, eles disseram: “não tens ainda cinqüenta anos, e já viu Abraão?”
Neste momento, se a tradução da TNM estiver correta, JESUS deve ter respondido com “sim, antes de Abraão vir a existir, eu tenho sido”. Esta teria sido uma afirmação de que Ele foi criado antes de Abraão, como qualquer outro anjo. Mas não. JESUS diz que  “antes de Abraão existir, EU SOU”. Isto confirma que quando Ele disse que “testifico de Mim mesmo” (v. 18), Ele realmente estava dizendo que Ele não foi criado, mas era O próprio YAHWEH. “Ele estava no princípio com DEUS” porque já existia “antes de todas as coisas”.
Quando vemos a TNM, descobrimos logo que em vez de traduzir (ἐγὼ  εἰμί) ego eimi” como “eu sou” (em João 8:58), como ela traduz em outros lugares (veja os vs. 18 e 28, e muitos outros lugares neste Evangelho), ela traduz mal o tempo presente grego de “eu sou” (Indicativo do presente) para “eu tenho sido” que é (Particípio: Forma nominal que participa da natureza do verbo e da do adjetivo e indica passividade). Para fazer dizer o que queremos, é inventada uma “regra” ortográfica que não há no grego e a colocam numa nota de rodapé.
Os fariseus mais uma vez deram uma mostra que sabiam mais da divindade de JESUS que os não trinitarianos, ainda que vissem nisso uma blasfêmia. Em Jo. 10.33, eles dizem: “FAZES A TI MESMO DEUS”. Quer dizer, os fariseus entendiam, a mais de 2000 anos atrás eles entendiam, não que JESUS fosse um ser criado, mas que JESUS estava afirmando que Ele mesmo era YAHWEH, o Único. E os fariseus não gostaram de Sua afirmação, embora entendessem o recado do MESTRE.
A TNM, em ÊX. 3:14 é traduzida como “MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR SER”.

Apocalipse 1:17
Na [TNM] em Apocalípse (Rev. 1.17) temos as seguintes palavras em português: (grifo nosso)
 “... EU SOU” o Primeiro e o Último,...

 Na Almeida (ARA) temos:
“...EU SOU” o Primeiro e o Último,...                
                                                                                               
Veja agora em grego, na mesma passagem bíblica, - Ap. 1:17- o ego eimi”. Você já consegue achar?




“kai ote eidon auton epesa prov touv podav autou wv nekrov kai eyhken thn dexian autou ep eme legwn mh fobouegw eimio prwtov kai o escatovego“...“ego eimi”o protov kai o escatov.“...“EU SOU”o Primeiro e o Último...
Pergunta: Por que a TNM traduz (João 8:58) como “Jesus disse-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: Antes de Abraão vir à existência, “eu tenho sido”, se no original grego (WH), temos  (ἐγὼ  εἰμί) ego eimi”o mesmo ego eimique a TNM traduz como “eu sou” em Rev. 1:17?

Veja os originais gregos de João e de Apocalipse:  
E na TNM? Enquanto se traduz corretamente ἐγώεἰμι  (ego eimiem Rev. 1:17 como “EU SOU”, em João a TNM usa a forma nominal “eu tenho sido”. Queridos, devemos prestar mais atenção na correta tradução dos textos originais, do contrário, poderemos até mesmo fazer com que alguém venha a se suicidar.

Temos mais coisas reveladas em (Rev. 1) do que supõe a nossa vã filosofia, em Rev. (Ap. 1:17, 18) JESUS se apresenta: “... EU SOU o “PRIMEIRO” e o “ÚLTIMO” e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.            
Veja agora em grego: 
kai ote eidon auton epesa pros tous podas autou ôs nekros kai a=ethêken b=ethêke ts=epethêken tên dexian autou ts=cheira ep eme legôn ts=moi mê phobou egô eimi o prôtos kai o eschatos  (Ap. 1:17- transliterado).


kai o zôn kai egenomên nekros kai idou zôn eimi eis tous aiônas tôn aiônôn tsb=amên kai echô tas kleis tou ab=thanatou ts=adou kai tou ab=adou ts=thanatou (Ap. 1:18 - transliterado).


“kai ote eidon auton epesa prov touv podav autou wv nekrov kai eyhken thn dexian autou ep eme legwn mh fobouegw eimi oprwtovkai oescatovego“... ego eimi o“protov”kai o“escatov”.“... EU SOU o“PRIMEIRO”e o“ÚLTIMO”.
  Em (Is. 44.6) YAHWEH diz o mesmo ainda acrescentando que além dEle não há DEUS:
“  Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador,  Jeová dos exércitos: ‘Sou o “primeiro” e sou o “último”, e além de mim não há Deus” – (TNM).
Não pode haver “dois primeiros” ou “dois últimos”. Só há Um que pode falar que é “o Primeiro e o Último”, e Ele é YAVÉ (o JEOVÁ da TNM).  Se JESUS se refere a Si mesmo desta forma, com as palavras de Isaías, não é porque Ele é um usurpador das palavras do DEUS YAVÉ. Ele é o próprio DEUS JEOVÁ / YAVÉ. A grande questão é que além do JEOVÁ /YAVÉ de Isaías, e do JESUS de João afirmarem ser “o Primeiro e o Último” (ou seja: Absoluto,  Total...) Um diz que além dEle não existe DEUS, e o Outro diz que esteve morto e agora está vivo para todo o sempre, pelos séculos dos séculos. Se o Primeiro e o Último, ou seja, o Absoluto diz que é DEUS, e fora dEle não há outro DEUS, e no Apocalipse o Primeiro e Último, o Absoluto diz que esteve morto, pergunto: Quem foi O DEUS Absoluto que esteve morto? E que agora está vivo? Ele diz que vive pelos séculos dos séculos. Ele é JESUS JEOVÁ. JESUS YAVÉ. O DEUS PAI YAVÉ, nunca esteve morto.
A questão é que em Ap. 1:8, (Rev. 1:8) a TNM mostra que quem fala é “JEOVÁ/YAVÉ DEUS”, porém no versículo 13 diz que era “alguém semelhante a um filho de homem”. (Mt. 16: 13 a 16 nos informa que O FILHO DO HOMEM é JESUS) e nos vs. 17-18 diz que “Eu sou o Primeiro e o Último e que ele esteve morto mas agora estava vivo para todo o sempre. Ele repete isto em 2:8, e novamente em 22:12-16. Inclusive a TNM traduz assim Rev. 22:12 a 16: “Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã”. Então o Alfa e Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim é o JEOVÁ/YAVÉ de Isaías 44:6 e de Rev.1:8, e também é o JESUS de João em Ap./Rev. 22:12 a 16. Quer dizer, JESUS do Novo Testamento é o mesmo JEOVÁ/YAVÉ do Antigo Testamento. Isto é bíblico. E está também na TNM como vimos, embora muitos se recusem a enxergar.
Ainda em Rev. 1:8, na TNM, nos é dito: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz Jeová Deus, “Aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso”. Mais uma vez eu pergunto: O vs. diz: “... Aquele que é...”. Quem é Aquele que é?  No evangelho de João 8:18 na TNM nos é dito que JESUS É e nas demais versões como ARA e TB, em João 8:58 nos diz “EU SOU”. Portanto, Aquele que é, é JESUS.  O vs. Também nos diz: “...e que era,...”.  Quem é Aquele que era? No mesmo evangelho de João, cap. 1, vs, também 1 (João 1:1) a respeito de JESUS nos é dito: “... era o VERBO... ... o VERBO era...”. (O VERBO, Logos em grego é a mesma ‘Palavra’ na TNM e é JESUS).Portanto, Aquele que era, é JESUS novamente. O vs. também nos diz: “... e que vem,...”.  Quem é Aquele que vem? Ainda em João temos: João 14:3  “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” – (ARC). JESUS é o que vem. Também lá em Ap. 22: 20 diz: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!”. Portanto Aquele que vem, é o SENHOR JESUS.  Portanto, a tradução feita pela TNM para Ap. 1:8 (que na Almeida traduz-se: “ Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”), é muito mais enfática para provar que “JEOVÁ DEUS” é JESUS, que nas demais versões. Mesmo que quisesse provar justamente o contrario. O JEOVÁ DEUS da TNM, é o que éque era, e que vem. Devemos apenas agradecer aos tradutores da TNM por terem inserido uma palavra hebraica -  - (YHWH), ou seja, JEOVÁ/YAVÉ que, diga-se de passagem, não existe no Novo Testamento grego (TR ou TC), pois só assim fica explícito que YHWH é JESUS. Mais claro que isso, somente o branco da neve, e olha lá.
O SENHOR JESUS CRISTO É DEUS:
  • ·     (João 1:1 – No principio era o VERBO, e o VERBO estava com DEUS e o VERBO era DEUS).  (O VERBO é JESUS, veja: Vs. 14 – O VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... Vs. 17 - ...mas a graça e a verdade vieram por JESUS CRISTO. Também leia-se todo o cap. 1 de João. Também pode-se ler Apocalipse 19:11 a 16.

  • ·         (João 1:18 – Ninguém jamais viu a DEUS(João fala aqui do DEUS PAI) DEUS unigênito,( João fala aqui de DEUS, o FILHO)  que está no seio do PAI, Esse O revelou).    JESUS é chamado aqui explicitamente de DEUS. O que mais é preciso para entendermos que JESUS é DEUS? 

  •      João 20:28 e 29 -  E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste,Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.    JESUS não condenou Tomé por chamar-Lhe de DEUS, mas pelo contrário, ao Tomé afirmar DEUS meu JESUS diz que são bem aventurados aqueles que não O viram, e mesmo assim, creram nEle.

  •     (Rom. 9:5 - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém).

  •      (Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo);

  •    (Col. 2:9 - ...porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade).                                               Sabe-se que o apostolo Paulo fala aqui de JESUS apenas observando o versículo anterior.

  •    (II Ped. 1:1 -  SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo).  

  •     (Isa. 9:6 - Porque a nós nos é nascido Um menino, e a nós nos é dado Um filho: o    governo está sobre os Seus ombros, e Ele tem por nome MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, PODEROSO DEUS, ETERNO PAI, PRÍNCIPE DA PAZ )-[TB].

  •       (Heb. 1:8 e 10 - Mas do FILHO dizO Teu trono, ó DEUS, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do Teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso DEUS, o Teu DEUS, (fala aqui do DEUS PAI) Te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; e: Tu, SENHOR, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de Tuas mãos)- [TB].

  •   (I João 5:20 - Sabemos também que já veio o FILHO DE DEUS, e nos deu entendimento para conhecermos Aquele que é Verdadeiro; e nós estamos nAquele que é Verdadeiro, isto é, em Seu FILHO JESUS CRISTO. Este é o Verdadeiro DEUS e a vida eterna) –[TB]. 

  •     (I Timóteo 3:16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória).
      1.    



Almeida Corrigida Fiel-SBTB








Para aqueles que afirmam que este último verso não existe no original em grego,
ou não encontraram a palavra DEUS no penúltimo, favor ler o artigo “Qual a melhor 
tradução da Bíblia?” – [TR,TC, Bizantino, Códex Sinaíticus, Códex Vaticanus...].
  • (I João 5:7 - Porque três são os que testifcam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um).






A JESUS SÃO APLICADAS DECLARAÇÕES DO ANTIGO TESTAMENTO RELATIVAS A DEUS: [TB / SBB].

·         (Isaías 40:3 - Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho de JEOVÁendireitai no ermo uma estrada para o Nosso DEUS).  
(O cumprimento em o Novo Testamento – Mat. 3:3 diz: Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do SENHORendireitai as Suas veredas). (VEREDA: caminho estreito – Dic. Michaelis). A versão TNM traduz: "Alguém está clamando no ermo: 'Preparai o caminho de Jeová!" Ela, a TNM é mais enfática ainda para nos provar que JESUS é o JEOVÁ de Isaías. Basta ver no vs. 11 e 12 do cap. 3 de Mateus que João veio para preparar o caminho do SENHOR JESUS CRISTO, o JEOVÁ de Isaías.

·         (Isaías 6:1 - No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi JEOVÁ assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do Seu manto enchiam o templo)
(Em o NT: João 12:41 - Estas coisas disse Isaías, porque viu a Sua glória, e dEle falou).


•      (Sal. 68:18 - Tu subiste ao alto, levando os Teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre       os rebeldes, para que DEUS JEOVÁ habitasse [entre eles]).  
(Em o NT: Ef. 4:7 e 8 - Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de CRISTO. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens).

·         (Isa.8:13 -  A JEOVÁ dos Exércitos, a Ele santificai; e seja Ele o vosso temor e seja Ele o vosso assombro).   (Em o NT: I Ped. 3:15 - ...antes santificai em vossos corações a CRISTO como SENHOR; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós).


RECONHECE-SE EM CRISTO ATRIBUTOS DE UM DEUS:

  •      Vida em Si________________ (João 1:4 –  Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.).                        (João 14:6 - Respondeu-llhe JESUS: EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida...).
  •     Auto-existência_______ (João 5:26 – Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;).

  •     Imutabilidade________ (Hb. 13:8 – JESUS CRISTO, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre).
  •     Verdade____________ (João 14:6 - Respondeu-llhe JESUS: EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida...). 
  •      Amor______________ (I João 3:16 – Nisto conhecemos o amor: que CRISTO deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos irmãos).
  •      Santidade___________ (Luc. 1:35 – Respondeu-lhe o anjo: descerá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e o poder do ALTÍSSIMO te envolverá com a sua sombra; por isso, O ente SANTO que há de nascer será chamado FILHO de DEUS). (Hb.7:26 – Com efeito, nos convinha um Sumo Sacerdote como Este, Santo, Inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus).
  •    Eternidade__________ (Col.1:17 - Ele é antes de todas as coisas, e nEle subsistem todas as coisas).                                                                                                                              (Ap.21:6 - Disse-me ainda: está cumprido: EU SOU o ALFA e o ÔMEGA, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida).*(JESUS respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de DEUS, e quem é O que te diz: Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva”. (Mq. 5:2 - Mas tu, Belém Efrata, que és pequena para se achar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá Aquele que há de ser reinante em Israel; e cujas saídas são desde os tempos  antigos, desde a eternidade).
  •      Onipresença ________ (Mt.28:20 - ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos).                                                                                (Ef. 1:23 - ...que é o Seu corpo, o complemento dAquele que cumpre tudo em todas as coisas).
  •   Onisciência__________ (Mt. 9:4 - Mas JESUS, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações?).         (João 16:30 - Agora conhecemos que sabes todas as coisas,...).                                                                            (At.1:24 - E orando, disseram: Tu, SENHOR, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido...).                                                                                                                                                                                (I Cor. 4:5 - Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o SENHOR, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações;).                                                                  (Col. 2:2 e 3 - ...para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de DEUS, CRISTO, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência).
  •    Onipotência_________ (Mt.28:18 - E, chegando-se JESUS, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra).
  •       (Ap.1:8 - Eu Sou o ALFA e o ÔMEGA, diz o SENHOR DEUS, Aquele que É, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso). Já vimos quem é Aquele que é, que era e quem há de vir.

RECEBE HONRA E ADORAÇÃO DEVIDOS SOMENTE A DEUS:
    “Então ordenou-lhe JESUS: ..está escrito: Ao SENHOR teu DEUS ADORARÁS, e só a Ele SERVIRÁS”. (Mt.4:10).
















          "Ao SENHOR teu DEUS... só  a Ele servirás”

  •          (Mt. 4:11 – Então o diabo O deixou; e, eis que chegaram os anjos, e O serviram).

  •     (Ap. 22:3 -  Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de DEUS e do CORDEIRO, e os Seus servos O servirão,...).

“E eu (João) lancei-me aos seus pés para adorá-lo (ao anjo) e ele me disse: Olha, não faças tal: sou teu conservo, e de teus irmãos, que tem o testemunho de JESUS, ADORA A DEUS...”(Ap.19: 10 ). 
























“Ao SENHOR teu DEUS adorarás...”
        •     (Hb.1:6 - E outra vez, quando introduz no mundo O Primogênito, diz: E todos os anjos de DEUS
O adorem).
 (João 20:28 - E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!);
·         (João 5:23 - ...para que todos honrem o FILHO, ‘assim como’ honram o PAI. Quem não honra o FILHO, não honra o PAI que O enviou).
·         (Filip. 2:10 - ...para que ao nome de JESUS se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,...);
·         (Ap. 5:12 a 14 - que com grande voz diziam: Digno é o CORDEIRO, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao CORDEIRO, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram).
·         (II Pd. 3:18 – Antes crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR, JESUS CRISTO. A Ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém).

 O NOME DE JESUS APARECE ASSOCIADO COM O DO PAI NA BASE DE IGUALDADE:
  •     Na benção do batismo____________ (Mt. 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO,...);

  •     (At. 2:38 - Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de   JESUS CRISTO, para remissão de vossos pecados;...);
(Rom. 6:3 - Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em CRISTO JESUS fomos batizados na sua morte?);

  •    Na bênção apostólica_______________  (I Cor. 1:3 - Graça seja convosco, e paz, da parte de DEUS nosso PAI, e do SENHOR JESUS CRISTO).
(II Cor. 13:13 - A graça do SENHOR JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós).    

  •    Em outras coisas___________________  (João 5:23 -  ...para que todos honrem O FILHO, assim como honram O PAI. Quem não honra o FILHO, não honra O PAI que O enviou).
            (Jo.14:1-Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em   Mim).

(Mt. 11:27 - Todas as coisas Me foram entregues por Meu PAI; e ninguém conhece plenamente O FILHO, senão O PAI; e ninguém conhece plenamente O PAI, senão O FILHO, e aquele a quem O FILHO O quiser revelar).

(I Cor. 12:4 a 6 - Ora, há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o SENHOR é o mesmo.  E há diversidade de operações, mas é o mesmo DEUS que opera tudo em todos.

(II Tess. 2:16 e 17 - E o próprio SENHOR nosso, JESUS CRISTO, e DEUS nosso PAI que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,  console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra).

(Ap. 20:6 - Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO, e reinarão com Ele durante os mil anos).

(Ap. 22:3 -  Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de DEUS e do CORDEIRO, e os Seus servos O servirão,...).

           A Bíblia apresenta seres que vivem no céu e são conhecidos como anjos. Anjos no original grego é “AGGELOS” e o seu correspondente em hebraico é “MALAK”, e significa “MENSAGEIRO”. O número de anjos, porém, é desconhecido, sendo mostrado ao apóstolo João um grupo de anjos ao redor do trono de DEUS, ao qual ele calculou-os em milhares de milhares e milhões de milhões. Porém estes anjos têm cada qual, um posto e sua função específicos.  Conhecemos algumas ordens de anjos, são elas: Querubins – estes anjos são  grandes e poderosos guerreiros, tem como função a segurança e proteção de locais sagrados e de algumas pessoas especiais para DEUS. Possuem 4 asas - Gn.3:24; Ez.10:3;  Serafins – estes anjos são seres preocupados em conduzir todo o exército celestial na adoração de DEUS, zelam pela santidade de locais de culto. Possuem 6 asas - Is.6:2, Há também os Anjos comuns – que são espíritos ministradores que são enviados em favor dos que hão de herdar a salvação. Estão permanentemente entre nós como anjos da guarda, anjos relatores e em muitas outras funções – Possuem duas asas - Hb. 1:14. Arcanjo – (Archággelo) – A Bíblia fala de MIGUEL, “O arcanjo” – (Jud. 9).   Pelo que entendemos atualmente, e com bastante lógica, as hostes celestiais são divididas em companhias e em legiões, e que todos os comandantes destas companhias e legiões são Arcanjos, ou seja, anjos principais. A palavra arcanjo vem da mesma raiz hebraica de onde vem também, por exemplo, arquienganador, arquiinimigo, arcebispo  e arquiteto. Perceba que todas as palavras começam por “ARC”.  Veja: [ARCENGANADOR, que transliterado escreve-se ARQUIENGANADOR, ARQUINIMIGO, ARCEBISPO, ARQUITETO e ARCANJO]. ARC significa “principal”. O principal dentre os bispos, o principal dentre os inimigos, o principal dentre os anjos.  Segundo a tradição judaica, há sete arcanjos, porém, a Bíblia nos dá apenas o nome de um deles: O Arcanjo dos arcanjos, MIGUEL. (Jud.9).  Aliás, este nome-arcanjo-ocorre apenas duas vezes nas Escrituras: (Jud. 9 e I Tess. 4: 16). Em Judas 9 nos é dito o nome do Arcanjo, mas não é dito quem Ele é. Veja: “Mas quando O ARCANJO MIGUEL, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O SENHOR te repreenda”.  Em I Tess. 4:16 não nos é dito o nome do Arcanjo, mas nos diz quem Ele é: “Porque O SENHOR mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do Arcanjo, ao som da trombeta de DEUS, e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro”.  As duas expressões acima, DO ARCANJO e O ARCANJO estão no singular por tratar-se de apenas um único ser de Sua categoria. MIGUEL significa “QUEM É COMO DEUS?” e nos trás a certeza de que somente “O SENHOR mesmo que descerá do céu...”, JESUS, o Grande PRÍNCIPE pode ser MIGUEL, O Líder militar dos anjos.  Veja este exemplo: em nosso país, temos os militares na defesa da Pátria. São eles os soldados, sargentos, tenentes, capitães, coronéis e generais, entre outros. O presidente do país, hoje a srª Dilma Roussef, não é um militar, mas sim um civil. Porém, ao ser declarado guerra contra a nação, o presidente se torna ‘o comandante em chefe das forças armadas’.  Assim também, o DEUS FILHO YESHUA (JESUS), ao estar à frente dos anjos que Ele mesmo criou, torna-se também ‘o Seu Comandante em Chefe’, o Arcanjo MIGUEL. A Bíblia apresenta YESHUA (JESUS) como  sendo o Chefe de toda a hoste de anjos celestes. MIGUEL é o nome de JESUS ao tomar Seu lugar como líder do exército de anjos. A Bíblia diz: “Então houve guerra no céu: MIGUEL e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam” – Ap. 12:7. De modo que MIGUEL é o Líder de um exército de anjos. Porém, o Apocalipse se refere também a JESUS como o Líder de um exército de anjos fiéisSeguiam-No os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.  O apóstolo Paulo também fala do SENHOR JESUS e seus anjos poderosos em II Tess. 1:7 – “...e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o SENHOR JESUS com os anjos do Seu poder em chama de fogo,...”. A Bíblia fala, portanto, de MIGUEL  e Seus anjos, e de JESUS e Seus anjos. Como a Bíblia não fala sobre ter dois exércitos de anjos, conclui – se que o Líder deste exército de anjos celestiais, só pode ser o mesmo ser, o Arcanjo MIGUEL, ou seja, o PRÍNCIPE JESUS.
  Há casos em que certas pessoas são conhecidas por mais de um nome. Por exemplo: o neto de Abraão Jacó, também é conhecido como Israel; O próprio Abraão, chamava-se também Abrão; o apóstolo Pedro, como Simão; e Mateus, como Leví; minha própria esposa é conhecida por Máira ou por Nívea. De modo semelhante, a Bíblia apresenta o nome  MIGUEL como sendo um outro nome de JESUS. JESUS tem vários nomes, cada qual com sua importância. Alguns que me lembro agora são: JESUS – MIGUEL – EMANUEL – MARAVILHOSO – CONSELHEIRO – PODEROSO DEUS – ETERNO PAI – PRÍNCIPE DA PAZ – PRÍNCIPE ETERNO - FILHO DE DEUS – FILHO DO HOMEM – LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ – O VERBO DE DEUS – REI DOS REIS – SENHOR DOS SENHORES – ALPHA – ÔMEGA - FILHO DE DAVÍ...   - O próprio Gabriel se refere a MIGUEL como “vosso PRÍNCIPE” em Daniel 10:21 – “Mas eu te declarei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser MIGUEL, vosso PRÍNCIPE. MIGUEL significa: “QUEM É COMO DEUS”. Pergunto eu: “Quem é que é como DEUS?” RESPOSTA: Ninguém é como DEUS.  Apenas DEUS pode ser DEUS. Poderia alguém que não é DEUS usar este nome na frente de milhões e milhões de seres criados? Para reforçar nossa idéia, José, marido de Maria tem um sonho onde o anjo do SENHOR, lhe revela o que havia sido profetizado pelo profeta que o Nome do Menino que haveria de nascer, deveria ser EMANUEL, ou seja, DEUS está conosco.  “Eis que a virgem conceberá e dará à luz Um Filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: DEUS CONOSCO” - (Mt. 1:23).
Portanto pergunto: MIGUEL?”
Respondo: “EMANUEL”.
TRADUZINDO: 
Portanto, pergunto: “QUEM É COMO DEUS?”
Respondo: Somente o DEUS CONOSCO”, pode ser “COMO DEUS”. 

  • Respondeu-lhe Tomé: SENHOR meu, e DEUS meu.  
  • Mas do FILHO dizO Teu trono,  ó DEUS...
  • Porque a nós nos é nascido Um menino, e a nós nos é dado Um filho... e Ele tem por nome..PODEROSO DEUS...  
  • Nós estamos nAquele que é Verdadeiro, isto é, em  Seu FILHO JESUS CRISTO. Este é o Verdadeiro DEUS e a vida eterna.
  • E, sem duvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no ESPÍRITO visto dos anjos, pregado aos gentios, criado no mundo, recebido acima na glória.
O PAI é a primeira pessoa a compor a deidade. O FILHO, é a segunda pessoa a compor esta deidade. Está na sua Bíblia.






O ESPÍRITO SANTO ( ruach /   / ágio pnevma)É DEUS:


Ele tem personalidade:
Para definirmos se algo é ou não é uma pessoa, é preciso que existam os três elementos que constituem uma personalidade:
a)      A mente, a capacidade de pensar, a habilidade de adquirir conhecimentos e a competência de raciocinar;
b)      Sentimentos e emoções;
c)       Vontade: o poder de decisão ou escolha;
Em I Cor. 2:10-11 está o primeiro exemplo bíblico da personalidade do ESPÍRITO SANTO. Ali diz que DEUS revelou coisas a nós por Seu ESPÍRITO; e então afirma: “Porque o ESPÍRITO a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de DEUS”. O verso 11 diz: “... porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de DEUS, ninguém as conhece, senão as coisas de DEUS”.
Consideremos agora o segundo elemento – as emoções e os sentimentos. Será que o ESPÍRITO tem sentimentos? Um texto conhecido é Efésios 4:30: “E não entristeçais o ESPÍRITO de DEUS, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Somos admoestados a não entristecer o ESPÍRITO SANTO; portanto, Ele pode ser contristado. Não é possível entristecer um poder ou uma influencia, mas é possível fazê – lo a uma pessoa.
E finalmente o terceiro aspecto: O ESPÍRITO SANTO tem vontade própria ou poder de decisão e escolha? I Cor. 12:11, falando dos dons do ESPÍRITO diz: Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz. O ESPÍRITO SANTO tem vontade própria ou poder de escolha.
Outro tipo de evidência de personalidade do ESPÍRITO SANTO é Seu trabalho ou ações como uma pessoa. Ele realiza coisas que uma mera influência não poderia fazer.
Paulo, em Romanos 8:26, fala do ESPÍRITO intercedendo: “Também o ESPÍRITO, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo ESPÍRITO  intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. O ESPÍRITO ora por nós e nos ajuda em nossas debilidades.
O livro de Apocalipse fala repetidamente do ESPÍRITO como tendo uma mensagem para as igrejas. Apocalipse 2:7 é um exemplo disso: “Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz as igrejas”. O ESPÍRITO SANTO se comunica com a igreja de DEUS. Essa é mais uma evidência de personalidade.
São João 15:26 declara que o ESPÍRITO SANTO é uma testemunha. Uma testemunha tem que ser mais do que apenas uma influência! Quando imagina uma cena de tribunal, você deve incluir testemunhas, e testemunhas são pessoas. JESUS diz: “Quando porém vier o CONSOLADOR, que Eu vos enviarei da parte do PAI, o ESPÍRITO da VERDADE, que dEle procede, Esse dará testemunho de Mim”. No mesmo discurso, em João 14:26, JESUS fala do ESPÍRITO SANTO, em outra função – a de um professor“Mas do CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO,  a quem o PAI enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas”. JESUS se animou com o fato de que o ESPÍRITO SANTO poderia ensinar aos discípulos coisas que Ele não poderia ensinar naquele tempo, e também que o ESPÍRITO traria à sua memória as coisas que CRISTO havia tentado ensinar-lhes quando estava com eles (Veja João 16:12-14).


Outra atividade do ESPÍRITO SANTO é encontrada em Atos 16: 6 e 7. Essa é uma indicação da autoridade do ESPÍRITO SANTO: “E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o ESPÍRITO de JESUS não o permitiu. Assim, o ESPÍRITO estava no comando da obra, guiando e dirigindo a primitiva igreja cristã.
Em Atos 13:2 diz: “E, servindo eles ao SENHOR e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo, para a obra que os tenho chamado. Olhando para esse texto, como alguém pode deixar de perceber a realidade de que o ESPÍRITO SANTO é uma Pessoa, Alguém com autoridade suprema na igreja de DEUS? Esse ponto também é mencionado em Atos 20:28: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de DEUS, a qual Ele comprou com Seu próprio sangue”.Poderíamos prosseguir e apresentar evidências de que o ESPÍRITO SANTO é uma Pessoa. Em Isaías 63:10, por exemplo, diz que podemos contristá-Lo. Em Hebreus 10:29, é-nos dito daqueles que tem ultrajado ESPÍRITOANTO. Atos 5:3 fala em mentir ao ESPÍRITO e, Mateus 12: 31-32 nos adverte sobre o falar contra Ele. Mas as melhores informações sobre a personalidade do ESPÍRITO SANTO acham-se em João 14: 16-17.

       Texto retirado do livro “DOM DE LÍNGUAS” – Um Manual de Estudos Sobre o Espírito Santo e Sua Obra
        -  de Érico Tadeu Xavier, editora Ados Ltda – 3ª edição-2004-Niterói, RJ. Pg. 13 a 15.  Os nomes de DEUS 
       escrito em letras maiúsculas e os grifos são nossos.






 - ATOS 15:28 -








III.i         - O ESPIRITO SANTO NÃO É UM MERO PODER, ELE É UMA PESSOA:
É chamado de Ele ou de Aquele. (Pronomes pessoais).
(João 16: 8 - E quando Ele vier...).
(João 16: 13 - Quando vier, porém, Aquele, o ESPÍRITO DA VERDADE, Ele vos guiará...). (João 16:14 - Ele me glorificará...).
(“Pois pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO e a nós não vos impor maior peso além destas coisas necessárias” – Atos). Algo “parece bem” a alguém que tenha uma mente, uma consciência, para que possa “parecer bem” ou não. Um mero poder, mesmo o poder do PAI, se não tiver vida, consciência, se não for alguém, não pode simplesmente cogitar sobre assuntos e algo vir a lhe “parecer bem”. Já a Pessoa DEUS ESPÍRITO SANTO pode, pois Ele tem personalidade.
III.j - Seu nome é mencionado em uma relação íntima com outras pessoas de forma que indica personalidade:
Com os cristãos:
(At. 15:28 – “Pois pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO e a nós não vos impor maior peso além destas coisas necessárias”).
Com o PAI e o FILHO:
(Mt. 28:19 – “Ide pois e fazeis discípulos de todas as nações, batizando-as em O nome do PAI, e do FILHO  e do ESPIRITO SANTO...”).
(Jud. 20 e 21- “Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé e orando no ESPÍRITO SANTO, guardai-vos no amor de DEUS, esperando a misericórdia de Nosso SENHOR JESUS CRISTO...”).
(II Cor. 13:13- “A graça do SENHOR JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO...”).
(Ver também: I Ped. 1:1 e 2).
III.k - Realiza atos próprios de uma PESSOA, não de um mero poder:
Ele da sabedoria – (Ex. 35: 31).
Ele Me criou, me fez – (Jó 33:4).
Ele concebe – (Mt. 1:18).
Ele me conduz – (Mt. 4:1).
Ele fala por nós – (Mc. 13:11).
Ele revela - (Lc. 2:26).
Ele tem senso de direção – (Lc. 3:22). Poder não tem SENSO de direção.
Ele ensina/lembra – (João 14:26). Poder por si só, não ensina nem lembra.
Ele testemunha – (At. 5:32).
Ele consola – (At. 9:31).
Ele fala – (At. 13: 2). Falar, é exprimir por meio de palavras; proferir, dizer. Um poder, não fala.
Ele envia – (At. 13:4).
Ele impede – (At. 16:6).
Ele constitui – (At. 20:28).
Ele santifica – (Rm. 15: 16).
Ele habita – (I Cor. 6:19).
Ele liberta – (II Cor. 3:17).
Ele se entristece – (Ef. 3:30). Poder não pode entristecer-se. Mas um ser vivo pode.
Ele inspira – (II ped. 1:21).


MANIFESTOU-SE EM FORMA VISIVEL COMO SEPARADO DO PAI E DO FILHO, EMBORA COM RELAÇÃO A ATOS REALIZADOS POR ELES:

Mt. 3: 16 e 17 – (“Batizado que foi JESUS, saiu logo da água; eis que se abriram os céus, e veio o ESPÍRITO DE DEUS, descer como pomba e vir sobre Ele; e uma vós do céu disse: Este é O meu FILHO dileto, em quem Me agrado”).
Perceba que nesta ocasião cada Pessoa que compõe a deidade, estava realizando algo distinto: JESUS, ao ser batizado, saiu da água; o ESPÍRITO, tomando a forma de uma pomba, veio sobre JESUS; e o PAI, permanecendo no céu, falou. Três seres distintos, funções distintas, em locais distintos.
Analise o próprio nome ESPÍRITO SANTO. Se for santo, é porque não é algo profano. É algo separado para uso sagrado, ou, como a própria Bíblia afirma, ‘Sede santo, porque DEUS é santo’.
E se é ESPÍRITO, é espírito, não pode ser outra coisa. Não pode ser um poder ou algo sem vida. É um espírito.  É um ser vivo - (ver: Gn. 6:17).  Portanto, ESPÍRITO SANTO, é um ser vivo (DEUS É ESPÍRITO) que é santo (DEUS É SANTO).


Como já vimos que o PAI e JESUS se distinguem do ESPÍRITO SANTO, concluímos que “O ESPÍRITO” não pode ser nem O PAI e nem O FILHO, mas uma terceira Pessoa. Esta terceira Pessoa tem um senso de direção, ela nos ensina, nos lembra, nos consola, fala, ela habita e se entristece. Esta terceira pessoa está presente desde Genesis 1:2 até ao Apocalipse.



2.   A Divindade do ESPÍRITO SANTO:
Desde a eternidade o ESPÍRITO SANTO viveu junto com a Divindade, como o Seu terceiro membro. O PAI, o FILHO, e o ESPÍRITO são igualmente auto-existentes. Embora todos sejam iguais, existe uma distribuições de funções dentro da Trindade”. [Rubens L. LESSA (ed.), Nisto Cremos, p. 90].


As escrituras afirmam que Ele é: Onipotente (Zac. 4:6, Rom. 15:19); Onipresente (Sal.139:7-10); Onisciente (I Cor. 2:10-11); Eterno (Heb. 9:14); Criador (Jó 26:13, Jó 33:4, Sal. 104:30); a Verdade (I João 5:6); O Senhor da Igreja (Atos 20:28); Aquele que dá vida (Gal. 6:8); Guia (Sal. 143:10, Isa. 63:14, Rom. 8:14, Gal. 5:18); Santificador (Rom. 15:16, I Cor. 6:11, I Ped. 1:2); Aquele que habita nos fiéis (IJoão 14:17, Rom. 8:11); Santo (Isa. 63:10, I João 3:20); Fonte de Poder (Mat.12:28, Atos 2:4, I Cor. 12: 9-11); Autor do novo nascimento (I João 3:5-6, Tito 3:5); Distribuidor dos dons espirituais (I Cor. 12:8-11, João 14: 26-27); Conhecedor do coração do homem (Ez. 11:5, Rom. 8:26-27,       I Cor. 12:10, Atos 5: 3-9, Conhecedor do futuro (Luc. 2:6, João 16:13, Atos 20:23, I Tim. 4:1, I Ped. 1:11); Salvador (Ef. 1:13, Ef. 4:30, Tt. 3: 4-5); Sábio (Isa. 11:2, João 14:26, Ef. 1:17); enfim, que Ele é DEUS (Atos 5:3-4).

3. Os nomes do ESPÍRITO SANTO:
Muitos nomes são dados ao ESPÍRITO SANTO, nas Santas Escrituras, que revelam diversos aspectos de Sua Pessoa e obra. Bancroft identifica dezoito nomes ao ESPÍRITO SANTO:
O ESPÍRITO (I Cor. 2;10); ESPÍRITO SANTO (Luc. 11;3); ESPÍRITO ETERNO (Heb. 9:14); O ESPÍRITO de DEUS (I Cor. 3:16); O ESPÍRITO de JEOVÁ (Isa. 11:2); O ESPÍRITO do SENHOR JEOVÁ (Isa. 61:1); O ESPÍRITO do DEUS VIVO (II Cor. 3:3); O ESPÍRITO de CRISTO (Rom.8:9); O ESPÍRITO de SEU FILHO (Gál.4:6); O ESPÍRITO de JESUS (Atos 16;6-7);O ESPÍRITO de JESUS CRISTO (Fl.1:19); ESPÍRITO PURIFICADOR (Isa. 4:4); O SANTO ESPÍRITO da PROMESSA (Ef. 1:13); O ESPÍRITO da VERDADE (João 15:26); O ESPÍRITO da VIDA (Rom. 8:2); O ESPÍRITO da GRAÇA (Hb.10:29); O ESPÍRITO da GLÓRIA (I Ped. 4: 13-14) e o CONSOLADOR (João 14:26). E.H. BANCROFT, Teologia Elementar, p. 186-191.

4. Os símbolos do ESPÍRITO SANTO:
A Bíblia apresenta alguns símbolos que são um reflexo das múltiplas operações do ESPÍRITO SANTO, e de maneira nenhuma comprometem Sua personalidade e Sua divindade:

  •    Fogo (Luc.13:13). O fogo nos torna mais limpos, mais puros, mais úteis, mais ricos e mais fortes (DEUS PAI também é chamado de fogo consumidor, ver Hb. 12:29).
  •    Água (João 7:37-38). A água é indispensável à vida física de qualquer ser vivo. Ela refresca, refrigera, da uma sensação de tranqüilidade e de bem estar, e é isso que o ESPÍRITO SANTO realiza na vida do cristão.
  •     Vento (João 3:8). Representa a ação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO.

  •     Pomba (João 1:23). Símbolo da mansidão, brandura, simplicidade, pureza, amor, paz, longanimidade, etc. (ver Gál. 5:22-23).
  •     Óleo (Mt. 25: 1 a 4). “O óleo é o símbolo do ESPÍRITO SANTO”, que traz refrigério e conforto.  







       
       Texto extraído do livro “DOM DE LÍNGUAS” – Um Manual de Estudos Sobre o Espírito
Santo e Sua Obra -  de Érico Tadeu Xavier, editora Ados Ltda – 3ª edição-2004-Niterói,RJ.
 Pg. 16 e 17. Os nomes de DEUS escrito em letras maiúsculas e os grifos são nossos.


  •    Selo (II Cor. 1:22). Paulo usa a figura do penhor (garantia) para ilustrar o dom do ESPÍRITO SANTO como uma espécie de primeiro pagamento, a certeza de plena herança do futuro.




A DEIDADE DO ESPÍRITO:
·         (At. 5:3 e 4 – “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para tí? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS”).


·         (I Cor. 3:16 – “Não sabeis vós que sois santuário de DEUS, e que o ESPÍRITO de DEUS habita em vós?”)-[TB].


·         (I Cor. 6:19 e 20 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, o qual possuís da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a DEUS no vosso corpo”)-[TB].

O primeiro destes três versos bíblicos afirma que Ananias mentiu ao ESPÍRITO SANTO, e no final, afirma que ele mentiu a DEUS. Afinal, Ananias mentiu para DEUS ou para o ESPÍRITO SANTO? A resposta lógica é uma só. Ananias mentiu para O DEUS ESPÍRITO SANTO, a terceira parte desta uma deidade. Como são três Pessoas a comporem uma deidade, esta deidade também é chamada de Trindade. Embora este termo não exista na Bíblia, ele existe no vocabulário teológico para expressar algo que está na Bíblia, como por exemplo, a palavra “Milênio”, que também não existe na Bíblia, porém o período de mil anos existe. O texto de Ap. 20: 3 a 5 não nos deixa dúvidas.
Os outros dois versos é bom analisarmos juntos. Perceba que no primeiro verso, Paulo afirma com todas as letras que somos “SANTUÁRIOS DE DEUS”, e no segundo verso, o mesmo Paulo afirma que somos “SANTUÁRIOS DO ESPÍRITO SANTO”. Se O ESPÍRITO SANTO não é DEUS, pergunto: Somos santuários de quem mesmo?  Do ESPÍRITO SANTO ou de DEUS?
Ainda analisando os mesmos versos, Paulo afirma no primeiro verso que “O ESPÍRITO de DEUS HABITA EM NOSSO CORPO”, mas no segundo verso, diz ele que “QUEM HABITA EM NOSSO CORPO É O ESPÍRITO SANTO”.  Pergunto: se o ESPÍRITO SANTO não é DEUS, qual é mesmo O ESPÍRITO que habita em nosso corpo? O ESPÍRITO SANTO ou o ESPÍRITO de DEUS?
Respondo: Quem habita em nosso corpo é o DEUS ESPÍRITO SANTO. (Ef. 4:30 – “E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, no qual estais selados para o dia da redenção”).
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, não é o espírito do PAI. É sim O ESPÍRITO que procede do PAI. Veja como não são o mesmo:
“Mas O CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO(1), a quem O PAI(2) enviará em Meu nome(3), Este vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que Eu vos disse” – João 14;26.
               Portanto, somos santuários do ESPÍRITO SANTO; ou DO ESPÍRITO DE DEUS; que não é O ESPÍRITO do PAI, pois Ele procede DO PAI. Portanto O CONSOLADOR é O DEUS ESPÍRITO SANTO, que O PAI O envia em nome de JESUS, e Ele, o DEUS ESPÍRITO SANTO habita em nós.





SE RECONHECE NO ESPÍRITO, ATRIBUTOS DE UM DEUS:


  •      Vida_______________________ (Rom. 8:2 - Porque a lei do ESPÍRITO DA VIDA, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte).
  •      Verdade____________________ (João 16:13 – Quando vier, porém, Aquele, o ESPÍRITO DA VERDADE, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras).

  •      Amor_______________________ (Rom. 15:30 - Rogo-vos, irmãos, por nosso SENHOR JESUS CRISTO e pelo amor do ESPÍRITO, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a DEUS...).

  •    Santidade___________________ (Ef. 4:30 - E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, no qual fostes selados para o dia da redenção).

  •     Eternidade__________________ (Hb. 9:14 -Quanto mais o sangue de CRISTO que pelo ESPÍRITO ETERNO Se ofereceu a Si mesmo imaculado a DEUS, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao DEUS vivo).

  •    Onipresença_________________ (Sal. 139:7 - Para onde me irei do teu ESPÍRITO, ou para onde fugirei da Tua presença?).

  •    Onisciência__________________ (I Cor.12:11 - Mas Um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer).

  •      Fez obras de DEUS na criação___ (Gn. 1:2 - A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o ESPÍRITO de DEUS pairava sobre a face das águas).

  •       Convicção do pecado__________ (João 16:8 - E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo...).

  •      Regeneração________________ (João 3:8 - O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do ESPÍRITO).                                                     (Tt.3:5 - não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo ESPÍRITO SANTO,...).

  •     Ressurreição________________   (Rom. 8:11 - E, se o ESPÍRITO dAquele que dos mortos ressuscitou a JESUS habita em vósAquele que dos mortos ressuscitou a CRISTO JESUS há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu ESPÍRITO que em vós habita).
É MENCIONADO EM BASE DE IGUALDADE COM O PAI:

  •      Na forma batismal____________ (Mt. 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO).
  •    Na bênção apostólica_____________ (II Cor. 13:13 - A graça do SENHOR JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós).                                                                                                  (I Ped. 1:2 - eleitos segundo a presciência de DEUS PAI, na santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: Graça e paz vos sejam multiplicadas).
O DEUS ESPÍRITO SANTO Se distingue do DEUS PAI:


  •      (Gn. 1:1 e 2 - No princípio criou DEUS o céu e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, mas o ESPÍRITO DE DEUS pairava por cima das águas). 
  
  •    (Isa.48:16 - Chegai-vos a mim e ouvi isto: desde o princípio não vos falei às escondidas, quando estas coisas aconteceram eu estava lá, e agora o SENHOR  Iahweh me enviou com O SEU ESPÍRITO).

  •    (Isa. 63:7 e 10 - Hei de celebrar as graças de Iahweh, os louvores de Iahweh, por tudo o que Iahweh fez por nós, por sua grande bondade para com a casa de Israel, pelo que fez na sua compaixão, segundo a grandeza do Senhor.  Mas eles se rebelaram e magoaram o seu Espírito Santo. Foi então que ele se transformou em seu inimigo e guerreou contra eles).

 PAI E FILHO SÃO PESSOAS DISTINTAS:

O PAI e o FILHO são pessoas separadas, diferentes uma da outra.



     CRISTO fez a distinção:




  •       (João 5:32 e 37 - Outro é o que dá testemunho de Mim, e sei que é verdadeiro o testemunho que Ele dá de mim... O PAI que Me enviou, Esse é que tem dado testemunho de Mim. Nunca tendes ouvido a sua voz nem visto a sua forma,...).

O que gera e o gerado:

  •       (Sl. 2:7 - Vou proclamar o decreto de Iahweh: Ele me disse: "Tu és meu filho, eu hoje te gerei). [Para entender melhor “...eu hoje te gerei” ver o artigo “ POR QUE NA BÍBLIA JESUS É CHAMADO DE FILHO UNIGÊNITO BEM COMO PRIMOGÊNITO DE DEUS?” – clicar aqui.


O PAI E O FILHO SÃO PESSOAS DISTINTAS DO ESPÍRITO:

JESUS separou o ESPIRITO de Si mesmo e do PAI – (“Eu rogarei ao PAI e Ele vos dará um outro CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o ESPÍRITO DA VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós” - João 14: 16 e 17). [HABITAR: v. 1. Tr. dir. Residir, morar, viver em. 2. Tr. ind. e intr. Residir, morar, viver – Michaelis].




O ESPÍRITO é enviado pelo PAI e pelo FILHO:
  •      (“Mas o CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, a quem o PAI enviará em Meu nome...” – João 14: 26).
  •      (“Quando, porém vier o CONSOLADOR, que Eu vos enviarei da parte do PAI, o ESPÍRITO DA VERDADE...” - João 15: 26).                                                                           
Portanto, O “CONSOLADOR”, “O ESPÍRITO” não pode ser nem o PAI e nem o FILHO.


VEJA PASSAGENS QUE RECONHECEM A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO, MOSRTANDO ALGUM TIPO DE PLURALIDADE:

DEUS usa o pronome no plural falando de Si mesmo:
(Gn. 1:26 - E disse DEUS: (אלוהים –ELOHIM=plural) Façamos (não disse farei) o homem à Nossa (não disse a minha) imagem, conforme a Nossa semelhança...).

(3:22  - Depois disse Iahweh (הוהי - YHWH) Deus (אלוהים – ELOHIM= plural) :"Se o homem já é como um de nós, versado no bem e no mal," que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre).  Um de nós quem? Ele não disse ‘se tornado como Eu’ conhecendo o bem e o mal (...) (אלוהים – ELOHIM= DEUS no plural / אל- EL=DEUS no singular).

(11:7  - Vinde, desçamos (não disse descerei), e confundamos (não disse confundirei) ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.)

(Isa. 6:8 -  Em seguida ouvi a voz do Senhor que dizia: "Quem hei de enviar? Quem irá por nós?", (não disse irá por Mim)  ao que respondi: "Eis-me aqui, envia-me a mim").



BENÇÃOS E LOUVORES TRÍPLICES:



 "
  • Num. 6: 24 a 26: 
  • YAVÉ te abençoe e te guarde; [vs. 24]  ("DEUS os abençoou dizendo..." - Gn.1:22).
  • YAVÉ faça resplandecer o seu rosto sobre ti e Se compadeça de ti; [vs.25]  (
    Porque não temos Sumo Sacerdote (JESUS) que não possa Se compadecer de nossas fraquezas...” – Hb.4:15).
  • YAVÉ levante sobre ti o seu rosto e te dê a paz. [vs.26]  (
    Mas o fruto do ESPÍRITO é a... paz...” – Gl. 5:20).

YAVÉ / JEOVÁ (do V.T.) É A MESMA PESSOA QUE JESUS (do Novo Testamento):

JEOVÁ / YAVÉ  É  JESUS


           Usada aqui a Versão Brasileira da SBB que traduz   הוהי   por JEOVÁ Em detrimento de YAVÉ.




Isaías 40:3
“Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho de JEOVÁ, endireitai no ermo o  caminho para o nosso DEUS”.



O CAMINHO
DO SENHOR



Mt. 3:3 / Mc. 1:2
“Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR, endireitai as suas veredas”.




Isa. 44:6
“Assim diz JEOVÁ, Rei de Israel e o Seu Redentor, JEOVÁ dos Exércitos: EU SOU o Primeiro e EU SOU  o Último; fora de Mim, não há DEUS”.



           O REI
DE ISRAEL


João 1:49 / 12:13
“Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de DEUS, Tu és Rei de Israel”.

“Tomou ramos de Palmeiras e saiu ao Seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do SENHOR e que é Rei de Israel”.




Isa. 44:6
“Assim diz JEOVÁ, Rei de Israel e o Seu Redentor, JEOVÁ dos Exércitos: EU SOU o Primeiro e EU SOU  o Último; fora de Mim, não há DEUS”.




O REDENTOR


Rom. 3:24 / ICor. 1:30
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em CRISTO JESUS”.

“Mas vós sois dele, em CRISTO JESUS, o qual para nós foi feito por DEUS Sabedoria, e Justiça, e Santificação, e Redenção”;




Isa. 44:6
“Assim diz JEOVÁ, Rei de Israel e o Seu Redentor, JEOVÁ dos Exércitos: EU SOU o Primeiro e EU SOU  o Último; fora de Mim, não há DEUS”.





          O EU SOU



João 8:24
“Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.”



Isa. 44:6
“Assim diz JEOVÁ, Rei de Israel e o Seu Redentor, JEOVÁ dos Exércitos: EU SOU o Primeiro e EU SOU  o Último; fora de Mim, não há DEUS”.

Isa 48:12
“Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.”





     



      O PRIMEIRO
E O ÚLTIMO
Ap. 1:17                                                                                 “Quando O vi, caí a Seus pés como morto. Porém, Ele pôs sobre mim a mão direita dizendo: Não temas; EU SOU o Primeiro e o Último”.  
                                            
Ap. 2:8                                                                                               “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:”

 Ap. 22:13
Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”





Sl. 24:10

“Quem é esse Rei da Glória? JEOVÁ dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória”.



        


             O REI DA GLÓRIA
I Cor. 2:8 / Tg. 2:1

“A qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o SENHOR da Glória”.

“Meus irmãos, não tenhais a fé em Nosso SENHOR JESUS CRISTO, SENHOR da Glória, em acepção de pessoas”.






Êx. 3:14

“Disse DEUS  a Moisés: EU SOU O QUE SOU; assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.


              

              



                O EU SOU

João 8:24
“Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.”
João 8:58

“Respondeu-lhes JESUS: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU”.      

  João 13: 19
“Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que EU SOU.”
 Sal. 106:21 / Isaías 43:3 / Isa.43:11 / 
  Isa 45:21-23
“Esqueceram-se de DEUS, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito,”.

“Pois EU SOU JEOVÁ teu DEUS, o Santo de Israel, teu Salvador; como teu resgate dei o Egito, em teu lugar a Etiópia e Sabá”. 

 “Eu, sim, EU, SOU JEOVÁ; e fora de Mim não há Salvador”.

“...não o fiz Eu, JEOVÁ? fora de Mim não há outro DEUS; DEUS justo e Salvador não há outro fora de Mim.
Olhai para Mim, e sede salvos, todos os confins da terra; pois EU SOU DEUS, e não há outro.



                 
                    

           






               O SALVADOR
Lc. 19:10 / João 4:42 / João 10:9 / Atos 4: 12
“Porque o Filho do Homem, veio buscar e salvar o perdido”.

“E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”

“EU SOU a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”


Sal. 23:1

JEOVÁ é meu Pastor; nada me faltará”.


               O PASTOR

João 10:11

EU SOU o bom Pastor. O bom Pastor da a vida pelas ovelhas”.
Isa.60:1 a 3


“Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória de JEOVÁ. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão, os povos; sobre ti, porém, brilhará JEOVÁ, sobre ti, se verá a sua glória. As nações se encaminharão para a tua luz, e os reis, para o resplendor da tua aurora”.

Isa.60:20
“Não se porá mais o sol, nem a tua lua se retirará, porque JEOVÁ será a tua luz perpétua, e acabados serão os dias do teu pranto”. 















A LUZ DO MUNDO
João 1:1-9
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
A luz resplandece nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram.
Houve um homem, enviado por Deus, e chamava-se João;
este veio como testemunha para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.
Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
Havia a verdadeira luz que, vinda ao mundo, alumia a todo o homem”.
 

João 8:12
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Exodo 20: 10


“mas o sétimo dia é o Sábado de JEOVÁ teu DEUS”.


O DONO DO SÁBADO
Mt. 12:8


“Pois o FILHO DO HOMEM é SENHOR do Sábado”.
Salmos 103:1-3
Bendize, minha alma, a Jeová, E tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome.
Bendize, minha alma, a Jeová, E não te esqueças de nenhum dos seus benefícios:
É ele quem perdoa TODAS as tuas iniquidades; Quem sara TODAS as tuas enfermidades;

Salmos 130:1-4
Das profundezas clamo a ti, Jeová.
Ouve, Senhor, a minha voz; Estejam atentos os teus ouvidos À voz das minhas súplicas.
Se observares, Jeová, iniquidades, Quem, Senhor, poderá subsistir?
Mas contigo está o perdão, A fim de que sejas reverenciado. 









O QUE PERDOA TODOS OS PECADOS



O QUE NOS SARA DE TODAS AS ENFERMIDADES
Mateus 9:2 a 7
Trouxeram-lhe um paralítico, deitado em um leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.
Alguns escribas disseram consigo: Este homem blasfema.
Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais mal nos vossos corações?
Pois qual é mais fácil, dizer: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, e anda?
Para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados disse então ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Ele se levantou e foi para sua casa.
 

Enfim: O nosso Único DEUS YAVÉ, se apresenta para nós através de três Pessoas distintas,  o PAI, JESUS, e o ESPÍRITO SANTO.
Um bom exemplo que gosto de usar é a água: Água só existe uma no Planeta Terra. e sua composição é H2O. Porém, mesmo existindo somente 'uma água' [H2O] ela se apresenta para nós através de três estados físicos: Sólida, Líquida e gasosa. Mas é uma água só.

 

Uma só água, Um só DEUS. Essa uma água (H2O), se apresenta de três formas diferentes. Esse Um só DEUS (YAVÉ), também, O PAI,  A PALAVRA (JESUS) E O ESPÍRITO SANTO. Mas é um H2O apenas no mundo. E também é Um só DEUS YAVÉ em todo o universo.